Cucamelon – Uma melancia em ponto pequeno

Posted byadmin Posted onAgosto 19, 2017 Comments4

Há quem lhe chame mini-pepino mexicano, mini-melancia ou cucamelon (em inglês), mas nunca vi tal coisa em Portugal. Na prática parece uma melancia em ponto pequeno (máximo 2 cm de comprimento) e por dentro assemelha-se a um pepino.

Atraído pelo aspecto, decidi encomendar umas sementes pelo eBay e experimentar cultivar cá por casa. Tendo em conta o que vi online, não eram necessários grandes cuidados e cultivei como sendo um pepino normal.

Assim, no início da Primavera, coloquei numa cuvete algumas sementes e esperei que nascessem. Nasceram e passado umas semanas, depois de terem um tamanho considerável, transplantei para umas floreiras e coloquei no terraço.

Visto que esta espécie cresce à semelhança de uma trepadeira, coloquei canas para que pudesse crescer amparada. Ao longo da planta, além das folhas e flores, vão crescendo uns pequenos fios (gavinha) que se agarram a tudo o que conseguem para trepar.

Além de outras utilizações, este fruto pode ser comido em saladas e há ainda quem faça picles. Pessoalmente, estou curioso para misturar alguns destes frutos com tomate chery.

Fiquem com algumas imagens!

Category

4 People reacted on this

  1. Boa tarde, vivo nos Açores, em Sao Miguel e também descobri este fruto na net, mandei tambem vir as sementes pelo Ebay, as quais chegaram hoje.vou planta las em vaso e depous por no meu jardim ver se estas se darao bem no nosso clima, humido e temperado! Estou curiosa! Boa sorte com os seus plantios e com a sua aventura

    Cumprimentos
    Paula Oliveira

    paulaazores1975@gmail.com

      1. Bom dia, as minhas plantas germinaram e cresceram, deram umas poucas flores mas nunca deram fruto. Continuam vivas em dois vasos, viçosas a espera de darem flor e fruto este ano. Nao sei se vou ter a sorte dos frutos. Ainda tenho esperança!

Leave a Comment