Há quem lhe chame mini-pepino mexicano, mini-melancia ou cucamelon (em inglês), mas nunca vi tal coisa em Portugal. Na prática parece uma melancia em ponto pequeno (máximo 2 cm de comprimento) e por dentro assemelha-se a um pepino.

Atraído pelo aspecto, decidi encomendar umas sementes pelo eBay e experimentar cultivar cá por casa. Tendo em conta o que vi online, não eram necessários grandes cuidados e cultivei como sendo um pepino normal.

Assim, no início da Primavera, coloquei numa cuvete algumas sementes e esperei que nascessem. Nasceram e passado umas semanas, depois de terem um tamanho considerável, transplantei para umas floreiras e coloquei no terraço.

Visto que esta espécie cresce à semelhança de uma trepadeira, coloquei canas para que pudesse crescer amparada. Ao longo da planta, além das folhas e flores, vão crescendo uns pequenos fios (gavinha) que se agarram a tudo o que conseguem para trepar.

Além de outras utilizações, este fruto pode ser comido em saladas e há ainda quem faça picles. Pessoalmente, estou curioso para misturar alguns destes frutos com tomate chery.

Fiquem com algumas imagens!

2 Comments

  1. Pingback: Tomates da horta - Cherry sweet vermelho - Mas que ricos tomates

  2. Boa tarde, vivo nos Açores, em Sao Miguel e também descobri este fruto na net, mandei tambem vir as sementes pelo Ebay, as quais chegaram hoje.vou planta las em vaso e depous por no meu jardim ver se estas se darao bem no nosso clima, humido e temperado! Estou curiosa! Boa sorte com os seus plantios e com a sua aventura

    Cumprimentos
    Paula Oliveira

    paulaazores1975@gmail.com

    Paula Viveiros

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.