Tomates da horta – Chucha

Posted byadmin Posted onOutubro 16, 2017 Comments1

Apesar de ter andado ausente do blogue, a horta não esteve parada, pois tomates não têm faltado.

Hoje, falo-vos de tomate chucha. É um tomate comum, apreciado por muitos e está à venda em qualquer supermercado – basicamente é isto!

Aprofundando um pouco, o nome deriva da sua forma ovalada…o que me leva a crer que alguém se enganou a nomear este fruto – algo como “Tomate ovo” faria mais sentido. Adiante. À parta da sua forma, tem um tamanho mediano (algo entre o tomate cherry e o tomate maçã), tem pouco sumo e poucas sementes, não é ácido, é bastante carnudo e é muito usado para conservas e até para secar. Posto isto, é fácil percebe porque motivo é mais caro que o tomate redondo/maçã.

Na horta, este ano tive 5 pés e todos eles produziram muito bem (~5 Kg até à data). Aliás, estamos no fim de Outubro e a produção continua…desde Junho/Julho. Esta qualidade, à semelhança das restantes, não requer grandes cuidados. Desde que sejam devidamente amparados, regados e tenham alguma calor, produzem que é uma maravilha. Portanto, nada a reclamar e acrescento ainda que foram a primeira espécie a amadurecer.

Em tom de conclusão, de todos os tomates que tive na horta este ano, este sem dúvida é um dos meus preferidos.

Category

1 people reacted on this

Leave a Comment